#PPR (Programa de Proteção Respiratória) - Quem precisa?
- SocialMedia | Previne
- 7 de fev. de 2020
- 1 min de leitura

#PPR (Programa de Proteção Respiratória) - é um programa previsto na #NR 9 buscando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho.
Quem Precisa Ter PPR?
Trabalhadores estão expostos à produtos químicos, gases, vapores, poeiras, névoas, fumos, ou à ambientes com deficiência de oxigênio, o local de trabalho pode apresentar graves riscos respiratórios. São muitas as circunstâncias e condições de exposição ao risco para que se possa fazer uma enumeração completa, mas podemos incluir:
Exposição durante as operações de fabricação
• Trabalhos de manutenção
• Construção e montagem
• Vazamentos acidentais
• Emergências
• Combate a incêndios
Quem Elabora o PPR?
O Programa de Proteção Respiratória (PPR), deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de #segurancadotrabalho.
Qual a Validade do PPR?
Não existe um tempo pré-estabelecido acerca da validade do PPR, porém recomenda-se realizar pelo menos uma revisão ao ano ou sempre que ocorrer qualquer alteração no ambiente de trabalho ou na execução de determinada atividade.
Qual a Penalidade para as empresas que não possuem PPR?
No caso de ausência do documento, em fiscalizações feitas pelo Ministério do Trabalho, a empresa poderá sofrer multas bastante pesadas. Outro grande problema que as empresas podem ter são as ações de indenização cobradas na Justiça do Trabalho por empregados que alegam ter contraído qualquer doença ocupacional durante o seu período de contrato de trabalho. Neste caso, a empresa fica sem amparo legal e sujeita ao pagamento de indenização.
Tem dúvidas sobre o PPR na sua empresa, fale com a Previne!
Qual norma fala sobre qual profissional legalmente habilitado pode elaborar o PPR??